segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tutorial modelo de declaração de isento de imposto de renda

Sei que o senhor deve estar perguntando por que tantos de's em "Tutorial modelo de declaração de isento de imposto de renda"

Bom, se alguém te pedir para fazer uma declaração de isenção de imposto de renda de próprio punho, você deve fazer da seguinte maneira:


-------//----------//-------------//------------------//--------------//----------

Declaração

Eu, {eu nome completo}, Rg: {n° do rg}, CPF: {n° do cpf}, residente no endereço {seu endereço}, declaro que sou isento de declarar o imposto de renda pelo(s) motivo(s) de {o(s) seu(s) motivo(s) de não pagar o imposto de renda}.



_________________________________
Assinatura

{Cidade}, ___ de ___________________ de 20___




-------//----------//-------------//------------------//--------------//----------

Parece pequeno assim. Daqui, tudo que você tem a fazer é substituir tudo o que está em vermelho. Se você tiver daltonismo, ou copiou e colou no bloco de notas, é o que está entre as chaves ( {} ).


Justificativa: Na internet não se encontra nenhum tipo de modelo para este tipo de declaração.
Então tive que procurar por onde achava que poderia ter alguma informação sobre isto.

Geralmente quem pede este tipo de declaração dá as informações de que o documento precisa. Tais como cpf, rg, o nome ou o endereço. E aí está a versão que consegui, com ajuda da minha assistente social e do secretário da minha faculdade, fazer para entregar nesta semana.

Valeu pela oportunidade.



P.s.: Há uma versão mais detalhada no link "Tutorial ... (2)" deste mesmo blog.

27 comentários:

  1. Muito Obrrigado pela ajuda. Me salvou esse modelo =)

    ResponderExcluir
  2. De nada.Ao menos minhas postagens são úteis.

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado por postar este modelo de declaraçao de isento. ja imaginava que era simples mas precisava conferir...
    valeu mesmo

    ResponderExcluir
  4. Por mais simples que pareça ser ajudará muita gente que tem dúvida sobre o modelo. v/w me ajudou brother.

    ResponderExcluir
  5. Como passei por aqui antes de encontrar um modelo "mais formal", considero útil que você divulgue também este outro modelo

    http://www.mackenzie.br/fileadmin/IPM/Responsabilidade_Social/Bolsa_de_Estudo/Documentos_necessarios/DECLARACAO_DE_ISENTO_01.doc

    Abraços =)

    ResponderExcluir
  6. acho bem válido o modelo. Espero ajudar informando que feito esta declaração é preciso passar pelo cartorio para oficializa-la

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Pessoal esse modelo me pareceu mais completo e acho que não será recusado em nenhum orgão ou repartição publica e privada, espero que possa ajudar.


    DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE IRPF





    Eu, _________________________, brasileiro, casado, maior, portador da cédula de identidade RG. n°. ______________ SSP/SP e do CPF. nº.____________, residente e domiciliado na Rua ______________, n°. ___, Bairro_________, município e comarca de _______ estado de __________, DECLARO sob as penas das Leis Civil e Penal que sou Isento de Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física, conforme regulamento da Receita Federal do Brasil. Pois no ano anterior não obtive rendimento provindos de trabalho assalariado, proventos de aposentadorias, pensões, aluguéis ou atividade rural suficientes para declarar IRPF neste ano, e não me enquadro nos demais casos que obrigam a entrega da Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física.

    E por ser expressão da verdade e para que surta os efeitos legais, firmo a presente.






    ____________, 02 de Setembro de 2011.






    _______________________________
    DECLARANTE

    ResponderExcluir
  8. Este foi o unico site em que encontrei o modelo simples de isenção de IRPF. Me ajudou muito...era bem isto que eu precisava. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Desde ontem estou procurando um modelo, e graças a Deus e à vocês, aqui tem mais de um. Obrigada, estava ficando louca, mas sabia que encontraria, valeu!!!

    ResponderExcluir
  10. obrigado, o unico lugar onde possui um modelo para fazer,

    ResponderExcluir
  11. Genteee!!
    Muito obrigado, vcs salvaram minha matrícula hahaha
    beijookas!
    Valeu mesmo

    ResponderExcluir
  12. Obrigada! Não havia encontrado um modelo em outro lugar! ;)

    ResponderExcluir
  13. A única maneira de fazer declaração de isenção é a próprio punho? Li num site que desde 2010 senão me engano a receita deixou de fazer declaração de isenção pelo site. Essa informação procede?

    Outra dúvida. Se você não recebe 3 salários minimo você é isento, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde 2010 a receita deixou de exigir a declaração de isento do imposto de renda. Pelo que eu saiba o motivo foi o excesso de declarações que eram necessárias computar contando com as declarações não isentas.

      Então a resolução foi esquecer as declarações de isenção de qum não precisava, por que além de trabalhoso para quem sequer tinha um renda ou como pagar a declaração de isento (mesmo que sendo um valor pequeno) era trabalhoso para a receita federal.

      Excluir
    2. Já ia me esquecendo. A segunda pergunta não tem a ver com a quantidade de salários, mas com o total ganho durante o ano. Esta informação você pode ter diretamente no site da receita federal: www.receita.fazenda.gov.br. Assim como os programas de declaração de imposto de renda de cada ano.

      Excluir
  14. E feita a declaração onde a "entrego?" já que não posso transmití-la pelo site da receita, como se faz com a DIRPF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entrega à receita, entregue a quem exigir.
      A receita não pede este tipo de declaração desde 2010.
      O que me ajudou bastante.

      Excluir
  15. Valeu pessoal me ajudou bastante e eu gostei do blog!!

    ResponderExcluir
  16. Poxa, me salvaram. Eu não sei por onde anda a minha declaração de 2007 e estou precisando de uma atualizada. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  17. Nossa valeu gente pela ajuda, este foi o unico site em consegui um modelo, muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  18. Me quebrou um galhão... muito obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Sou grata a Deus por encontar pessoas que compartilham suas experiencias, que pode ajudar muitas gentes.

    ResponderExcluir
  20. VALEU PELO MODELO, É QUE AS VEZES UMA SIMPLES COISA PODE CONFUNDIR A CABEÇA RSRRS

    ResponderExcluir
  21. Valeu moçada pela força, obrigado por poder contar com a galera bloguera

    ResponderExcluir